SEKHEM

        Sekhem é a energia mágica que permeia todo o universo, Hekau permite usar essa energia para moldar a realidade. Quando um mágico perde Sekhem, os efeitos da fadiga tornam-se óbvias. Alguém com Sekhem 10 é uma presença tangível; em contraste, aqueles com apenas 1 ponto são fracos e pálidos, com zero ele entra em coma, incapaz de se mexer, falar , até que recupere 1 ponto.
        Quando o Sekhem é gasto ele pode ser recuperado de várias formas, contudo, se um personagem  possui originalmente 5, e gastou 2 pontos (ficando com nível 3 portanto) e ele consiga 3 pontos para se recuperar, ele efetivamente só aproveitará 2 pontos repondo o que gastou. Quaisquer pontos absorvidos que ultrapasse o nível permanente do personagem, são perdidos.

 
  GASTANDO SEKHEM

        Alguns feitiços requerem gastos de Sekhem, além disso, em alguns casos, pode-se gastar Sekhem para resistir ou negar os efeitos do feitiço de um oponente.

 
REABASTECENDO SEKHEM

        Tempo e descanso são as únicas formas do personagem readquirir Sekhem. Alguns elixires podem restaurar Sekhem, mas eles são muito difíceis de se fazer.
 
DESCANSO: O personagem gasta 1 dia inteiro para recuperar 1 ponto perdido.
 
MEDITAÇÃO: Um personagem com a perícia meditação pode gastar um dia para recuperar Sekhem. O personagem testa meditação + seu maior nível em Hekau (dificuldade 9) e recobre 1 ponto por sucesso. Se houver uma falha crítica o personagem perde um ponto de Sekhem.
 
MÁGICA: É possível recuperar Sekhem perdido com itens mágicos e elixires.
 


OBSERVAÇÃO
RITUAIS/FEITIÇOS
        O Personagem começa o jogo com um nº de rituais determinado pela equação (Nº de pontos gastos em trilha HEKAU x 4). O resultado será o nº máximo de rituais que o personagem poderá assumir, a sua escolha. Note que o nível do ritual se aplica ao nível de trilha correspondente.



Retirado do suplemento Mummy,  Segunda Edição, White Wolf 1997
Traduzido por Marcelo X, do Grupo Janus Ludo
(Que em breve terá um home page, maiores informações em breve na Playerstools)