As Camadas do Mundo Inferior


        A escuridão estava sempre cheia de sons inexplicáveis; no entanto, ele às vezes tremia de medo de que os barulhos que escutava cessassem, permitindo-lhe ouvir outros sons mais leves que, ele suspeitava, escondiam se mais atrás.
- H.P. Lovecraft, “Os Sonhos na Casa das Bruxas”

        O Mundo Inferior é conhecido por muitos nomes ? Hades, Nifheim, Inferno, Feng-Tu, a Vida Depois da Morte. Embora esses nomes tenham sido conferidos às terras dos mortos em geral, muitos reinos assim conhecidos existem de fato nas regiões além da Tempestade. De fato, o Mundo Inferior não é um único lugar; é uma dimensão multifacetada composta por incontáveis reinos e domínios.

        A “estrutura” do Mundo Inferior desafia a simples geografia; algumas aparições modernas pensam, no Mundo Inferior em termos de espaço exterior, vendo os diversos reinos que ele contém como planetas e sistemas solares. Por mais útil que essa metáfora seja, ela não pode explicar a dimensão ou a substância deste “lugar” enigmático.

        Segundo os mitos antigos, o Mundo Inferior possui camadas, como uma cebola. Apenas as mais poderosas Almas Inquietas podem viajar até o núcleo. Os vivos existem fora desta cebola, mas o interior contém os mortos. A primeira camada é chamada de Regiões Sombrias. As aparições podem existir nela como observadores espectrais, vendo um mundo que eles nunca mais poderão habitar de novo.

        Logo abaixo das Terras Sombrias está a Tempestade, que cerca e permeia todos os outros aspectos do Mundo Inferior. Nas profundezas da Tempestade, virtualmente indistinguível dela, reside o Vácuo, o coração e a alma do Limbo. O Vácuo não tem dimensão ou existência física; é simplesmente o abismo final da destruição.

        Segundo a crença, nas regiões mais remotas da Tempestade estão as várias Praias Distantes: infernos, céus e lugares de refúgio. Também no reino da Tempestade está o reino de Estígia, lar de Charon e da Hierarquia dos Mortos. Estígia é o centro econômico e político do Mundo Inferior.

As Regiões Distantes

A Mortalha

Lugares Assombrados

A Tempestade

Nulidades

Turbilhões

As Praias Distantes

Estígia

A Necrópole

Os Domínios

Cidadelas

O Rio dos Mortos